Ney quer fazer Fundo Municipal do Turismo. A ideia é que a receita dos impostos gerados pelas empresas da área sejam reinvestidos em projetos e ações para fomentar esse mercado e gerar mais empregos de qualidade
Em sabatina promovida pelo Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação (SEHA), a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) e o Curitiba e Região Convention & Visitors Bureau (CCVB) nesta quinta-feira (19), o candidato à prefeitura de Curitiba, Ney Leprevost (União) se comprometeu a criar, em sua gestão, o Fundo Municipal do Turismo, para ampliar as potencialidades do setor, que é um dos que mais emprega. A ideia, explicou Ney, é que a receita dos impostos recolhidos pelo setor sejam reinvestidos em projetos e iniciativas para dinamizar esse mercado, tornando Curitiba um destino turístico mais atrativo.
“Os tributos arrecadados pelos hotéis, empresas de eventos e agências de viagens serão direcionados a esse fundo, que vai permitir à prefeitura aumentar os investimentos na área”, disse Ney, que em 1999, foi convidado pelo então governador Jaime Lerner para assumir a Secretaria de Estado do Esporte e Turismo com apenas 25 anos, sendo o mais jovem a ocupar um cargo dessa natureza no País, além de já ter presidido a Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Paraná. “Há muito tempo defendemos o turismo e a cultura como grande fonte de empregos e renda, mas a atual gestão da prefeitura investe pouco nestes segmentos que são promissores,” observou Ney.
Potencial
De acordo com um levantamento anual da Omnibees, plataforma de tecnologia usada para reservas em mais de 7 mil hotéis, Curitiba foi o terceiro destino mais frequente do País em viagens corporativas em 2023. Os números levam em conta a quantidade de pernoites registradas pela empresa ao longo de todo o ano, com um volume total de 24 milhões de reservas ao ano. Nas viagens corporativas, Curitiba ficou atrás apenas de São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ) como a cidade com maior número de pernoites do País. Em relação a 2022, a Capital paranaense subiu uma posição no ranking, com um aumento de 13% no volume total de diárias ao longo do ano.
Festivais
Uma das propostas do programa de gestão de Ney é retomar a Corrente Cultural de Curitiba, extinta pela atual gestão. “Na Corrente Cultural, palcos serão montados em toda a cidade e na região central, para que artistas locais se apresentem ao lado de grandes nomes nacionais. Isso vai dinamizar não só a rede hoteleira, como todo o comércio local, e ainda oferecer lazer e cultura gratuitamente aos curitibanos”, apontou o candidato.
Outra ideia de Ney é aproveitar o clima frio de Curitiba para fazer da cidade a Capital Nacional do Inverno. “Vamos promover grandes festivais, que vão ocupar toda a cidade, como acontece em Gramado e Campos do Jordão. Temos grandes artistas em Curitiba. Só falta a eles visibilidade para se projetarem nacionalmente. Todos vão ganhar com isso, não só os artistas, que terão espaço, ou o público, que terá acesso aos valores da nossa terra, mas também e principalmente o comércio, restaurantes, bares e hotéis, que terão uma nova data festiva no calendário turístico da cidade para desenvolverem e ampliarem seus negócios, gerando mais empregos e renda”, destacou.
By P+G Trendmakers
Fotos: Maurilio Cheli