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Apesar do ritmo mais moderado em comparação a 2024, o setor de bares e restaurantes segue em alta, acumulando 17 meses consecutivos de crescimento

Em março de 2025, o setor de bares e restaurantes registrou alta de 2,3% na receita real, já descontada a inflação, em comparação com março de 2024, segundo análise conjunta da Associação Nacional de Restaurantes (ANR) e do Future Tank. Foi o 17º mês consecutivo de crescimento, ainda que em ritmo mais moderado do que os 7,8% de março de 2024, de acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE.

No acumulado do ano até março, o segmento de alimentação avançou 2,5% ante o mesmo período de 2024, contribuindo para que o setor de Serviços como um todo encerrasse o trimestre com aumento de 2,4% na receita real.

Em março de 2025, a variação interanual da receita real de vendas do setor de Alimentação no Brasil foi de +2,3%, consolidando o 17º resultado positivo consecutivo, embora abaixo dos 7,8% observados em março de 2024. Esse desempenho reflete tanto a recuperação gradual do consumo in loco quanto o ambiente de maior controle da inflação.

Gráfico 1 – Receita real de vendas – Serviços – Alimentação – Variação mês a mês (PMS/IBGE)

Mês/Ano
Variação (%)
2024
Março
7,8
Abril
0,2
Maio
5,6
Junho
5,3
Julho
2,9
Agosto
9,2
Setembro
4,7
Outubro
6,7
Novembro
7,6
Dezembro
3,6
2025
Janeiro
3,4
Fevereiro
1,8
Março
2,3

No acumulado de janeiro a março de 2025, o setor de Alimentação registrou crescimento de 2,5% na receita real em relação ao mesmo período de 2024. Apesar de inferior aos 7,2% de março de 2024, o resultado reafirma a resiliência do segmento frente a desafios como o custo insumos e as oscilações no poder de compra.

Gráfico 2 – Receita real de vendas – Serviços – Alimentação – Acumulado no ano (PMS/IBGE)

Mês/Ano
Acumulado no Ano (%)
2024
Março
7,2
Abril
5,4
Maio
5,4
Junho
5,4
Julho
5,0
Agosto
5,5
Setembro
5,5
Outubro
5,6
Novembro
5,8
Dezembro
5,6
2025
Janeiro
3,4
Fevereiro
2,7
Março
2,5

“Esse cenário sinaliza que, embora a alta de março de 2025 tenha sido menos intensa do que a observada nos primeiros meses de 2024, a trajetória de recuperação e expansão do consumo em bares e restaurantes segue firme, contribuindo de forma relevante para a retomada mais ampla do setor”, afirma Fernando Blower, diretor executivo da ANR.

Sobre a ANR
Fundada em 1990, a Associação Nacional de Restaurantes (ANR) é uma instituição que tem como objetivo promover o setor de foodservice (restaurantes, bares, lanchonetes e demais negócios de alimentação fora do lar) e defender e representar os interesses dos associados. Atua nos campos da articulação setorial em suas relações com Poder Público, fornecedores e instituições, bem como junto à sociedade em geral e às áreas de educação e pesquisa voltadas para o desenvolvimento técnico-econômico e para a geração de qualidade da gestão empresarial, de trabalho e renda. Conta com mais de 12 mil pontos de venda em todos os estados, contemplando desde as maiores redes do segmento, que possuem vasta experiência global, até pequenos negócios de alimentação fora do lar. O setor congrega aproximadamente 700 mil estabelecimentos, gerando empregos diretos para aproximadamente 1,5 milhão de pessoas, com faturamento anual na ordem de R$ 200 bilhões.

 

By NB Press Comunicação
Foto: Freepik

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