Momento é positivo para a Rede, que aposta na estratégia de expansão e na presença comercial para continuar cada vez mais rentável
A Rede Bristol Hotéis & Resorts celebra um período de notável crescimento de rentabilidade, com dados que apontam para um aumento significativo no faturamento da maioria de seus estabelecimentos. Tendo recém-inaugurado um novo empreendimento em Arujá/SP, a Bristol está prestes a inaugurar outros dois novos hotéis no Pará em setembro e outubro, e com outros dois empreendimentos em construção. O cenário otimista é impulsionado por um aquecimento geral do turismo e estratégias de gestão eficazes da Rede.
Dados da Administradora revelam que 90% dos hotéis registraram um aumento em seu faturamento comparando 2023 e 2024. Neste período, alguns empreendimentos cresceram entre 17 e 27%. O crescimento no faturamento dos hotéis foi considerável e atingiu uma média de 20% no período. Para efeitos de comparação, os dados mais recentes do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB) mostram um crescimento hoteleiro médio no patamar de 15% no país. “Nosso índice demonstra a capacidade da Rede em se adaptar e capitalizar as oportunidades do mercado pós-pandemia, com o retorno dos viajantes e o aumento da demanda por hospedagem”, explica a CMO da Rede Bristol, Adriana Alves.
Com uma gestão de patrimônio avaliada em torno de 1,5bilhão (um bilhão e quinhentos milhões de reais), a saúde financeira da Rede Bristol reflete-se na solidez e na capacidade de investimento, que continuam garantindo a expansão e modernização de suas operações. “Nossos pilares de gestão levam em conta a transparência e o compromisso, entre outros valores, que fazem muita diferença para o investidor, que tem acesso em tempo real aos números dos seus empreendimentos. Nossos colaboradores também são considerados um dos principais ativos de nossos hotéis, com empatia a gente consegue um atendimento excelente para nossos hóspedes, pois assim é tratada a nossa equipe”, explica Adriana Alves.
A Rede Bristol está presente em todo o território nacional. Hoje possui 20 empreendimentos em nove Estados do país. Até 2027 mais quatro serão inaugurados. Para atender a toda essa presença nacional, a Bristol conta com equipes comerciais que atuam em todo o Brasil e no exterior, em territórios mapeados pelo Business Intelligence (BI) da empresa. Entre esses dados estão o Revenue Management (RM), que fornece informações sobre a flutuação de tarifas dos mercados locais, concorrência e timing, além dos dados obtidos nas estratégias de Vendas e Marketing.
Foco na expansão da Rede e na ocupação dos empreendimentos
Na Rede Bristol as estratégias estão baseadas em dados, que se transformam em informações cruciais para direcionar os esforços comerciais, seja para angariar novos empreendimentos ou para ampliar a taxa de ocupação dos hotéis gerenciados pela Bristol. Em 2025, a equipe comercial da Rede está presente em 54 cidades de 18 Estados brasileiros e oito países da América do Sul, América do Norte e Europa. Além dessa presença nacional, a Rede tem se mostrado mais, participando de eventos nacionais e internacionais. Só em 2024, a Bristol participou de 12 Feiras e Rodadas de Negócios, no Brasil – com estande próprio nas três principais feiras especializadas do país: WTM/SP, ABAV Expo/RJ e Festuris/RS – e na América Latina – Córdoba, Santiago do Chile, Montevidéu, Assunción e Ciudad Del Este, além de mais de 20 eventos do trade, em todo país.
“Foram mais de 13 mil visitas realizadas, com mais de 18 mil contatos realizados; cerca de 3.300 contatos realizados em feiras e rodadas de negócios; mais de 7 mil acordos comerciais firmados para a Rede, 25 capacitações com agentes de viagens com mais de 1300 profissionais e quase uma centena de viagens dos gerentes regionais de vendas. Também estivemos presentes nos principais eventos que divulgam o Paraná, em uma sólida parceria com o Viaje Paraná e Governo do Estado”, contabiliza o head comercial da Rede Bristol, Paulo Brazil.
Esse cenário positivo sugere um futuro promissor para os empreendimentos ligados à rede, com expectativas de que a Bristol continue a contribuir significativamente para a economia do país, gerando empregos e atraindo investimentos. Em setembro, a Rede vai inaugurar o Bristol Marambaia Hotel, em Belém do Pará – que terá a maior sala de eventos da região norte do país, com capacidade para 700 pessoas; e o Bristol Castanhal Hotel, na cidade de mesmo nome, na região metropolitana da capital paraense. Até 2027, serão inaugurados novos hotéis da Rede em Juazeiro do Norte e Juiz de Fora. Além destes, a Rede Bristol Hotéis & Resorts conta com 18 empreendimentos em operação. Com os quatro hotéis em construção, até 2027 a Bristol vai administrar 22 hotéis, presentes em pontos estratégicos de nove Estados do país.
Sobre a Rede Bristol
A Rede Bristol Hotéis & Resorts nasceu em Curitiba (PR), em 1994, está presente em nove Estados brasileiros e conta com 20 hotéis em todo o Brasil: Curitiba (PR) – Bristol Brasil 500, Bristol Centro Cívico Hotel, Bristol Metropolitan Hotel, Bristol Portal do Iguaçu Hotel, Bristol Upper Hotel; Joinville (SC) – Bristol Sabrina Hotel de Charme; São Paulo (SP) – Bristol The Time Berrini Hotel; Mogi Mirim (SP) – Bristol Zaniboni Hotel; Santo André (SP) – Bristol Santo André Hotel; Guarulhos (SP) – Bristol International Airport Hotel; Rio Claro (SP) – Bristol Infinity Hotel; Arujá (SP) – Bristol Villagio Rosa Hotel; Campo Grande (MS) – Bristol Exceler Plaza Hotel; Fortaleza (CE) – Bristol Guararapes Hotel, Bristol Jangada Fortaleza Hotel; Delmiro Gouveia (AL) – Bristol Aline Hotel; Imperatriz (MA) – Bristol Imperatriz Hotel; Belém (PA) – Bristol Umariozal Hotel e Bristol Marambaia Hotel (a ser inaugurado em 2025); e Castanhal (PA) – Bristol Castanhal Hotel (a ser inaugurado em 2025). Além desses, a Rede tem novos empreendimentos em Juazeiro do Norte (CE), Juiz de Fora (MG) e Fortaleza (CE) a serem inaugurados até 2027. Além da hospedagem, que chega hoje a 2061 UH´s, a Rede Bristol oferece o melhor da gastronomia regional e internacional e opções de lazer – que inclui serviço pet friendly em alguns empreendimentos. Os hotéis da Rede possuem estrutura para eventos na maioria de suas unidades, comportando simultaneamente até 406 pessoas (Bristol Portal do Iguaçu Hotel). Os empreendimentos são gerenciados por meio dos valores de transparência, compromisso, empatia, presença e comunicação – todos eles são notados na experiência do cliente, colaborador e do investidor por meio da entrega de serviços excepcionais, fortemente baseados na cultura de “pessoas para pessoas”.
By Flamma Comunicação
Foto: Divulgação