Setor acumulou alta de 6,30% no ano; custo da alimentação fora do lar cresceu 1,19% somente em dezembro
A inflação da alimentação fora do domicílio, verificada em restaurantes e bares, registrou crescimento de 1,19% em dezembro de 2024, marcando o 37º mês consecutivo de alta nos preços do setor, segundo análise da Associação Nacional de Restaurantes (ANR) e da consultoria Future Tank, com base nos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado reflete o impacto dos custos no segmento e supera a inflação geral brasileira, que fechou o mês em 0,52%.
Os preços da alimentação fora do domicílio aumentaram nas 16 unidades da federação pesquisadas pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). As maiores variações foram observadas no Rio de Janeiro (+1,98%), Mato Grosso do Sul (+1,49%) e Espírito Santo (+1,48%). Os estados que registraram a menor aceleração foram Pará e Sergipe (+0,04%).
Diante disso, quase todos os produtos ofertados pelo setor de restaurantes registraram inflação em dezembro, com exceção de refrigerante e água mineral (-0,01%). Os maiores aumentos de preços foram registrados em vinho (+3,87%) e refeição (+1,42%).
Acumulado em 2024
No acumulado de 2024, o custo da alimentação fora do lar encerrou o ano com alta de 6,30%, percentual acima da inflação geral do país, que foi de 4,83%. Todas as 16 unidades da federação pesquisadas pelo IPCA registraram inflação setorial no ano passado. A maior variação foi observada no Distrito Federal (+8,00%) e a menor no Pará (+4,20%).
Da mesma forma, quase todos os produtos ofertados pelo setor de restaurantes registraram inflação em 2024, com exceção de vinho (-4,50%). Sorvete foi o item com maior aumento de preço (+8,90%).
Fernando Blower, diretor-executivo da ANR, destaca que, apesar do cenário inflacionário, o setor mostra resiliência. “Os restaurantes têm enfrentado pressão constante de custos, mas também demonstrado capacidade de inovação e adaptação. Para 2025, continuaremos em busca de soluções que permitam otimizar a gestão de despesas, sem comprometer a experiência do consumidor. Com a expectativa de estabilidade econômica e avanços tecnológicos, os empreendedores do setor estão confiantes em um equilíbrio maior entre custo e qualidade.”
Sobre a ANR
Fundada em 1990, a Associação Nacional de Restaurantes (ANR) é uma instituição que tem como objetivo promover o setor de foodservice (restaurantes, bares, lanchonetes e demais negócios de alimentação fora do lar), e defender e representar os interesses dos associados. Atua nos campos da articulação setorial em suas relações com Poder Público, fornecedores e instituições, bem como junto à sociedade em geral e às áreas de educação e pesquisa voltadas para o desenvolvimento técnico-econômico e para a geração de qualidade da gestão empresarial, de trabalho e renda. Conta com mais de 12 mil pontos de venda em todos os estados, contemplando desde as maiores redes do segmento, que possuem vasta experiência global, até pequenos negócios de alimentação fora do lar. O setor congrega aproximadamente 700 mil estabelecimentos, gerando empregos diretos para aproximadamente 1,5 milhão de pessoas, com faturamento anual na ordem de R$ 200 bilhões.
By NB Press Comunicação