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Turistas pagaram mais caro por passagens aéreas e por ingressos de cinema e espetáculos

Os preços dos produtos e serviços ligados ao turismo registraram inflação de 1,15% em Curitiba e Região Metropolitana no mês de março. A Cesta do Turismo, indicador elaborado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), aumentou 1,26% na média nacional.

Os itens da cesta de turismo que mais tiveram alta em março foram cinema, teatro e concertos e passagem aérea. Em Curitiba e RM, o preço das passagens disparou 7,66% em março na comparação com fevereiro, e subiu 6,91% na média nacional. Os ingressos de espetáculos e cinema ficaram 7,76% mais caros no país e sofreram elevação de 3,45% na capital paranaense e região. De acordo com o assessor econômico da Fecomércio PR, Lucas Dezordi, esse avanço, no entanto, já era esperado e está relacionado ao encerramento da Semana do Cinema, realizada em fevereiro, que promoveu a redução temporária dos preços dos ingressos em todo o país.

Em Curitiba e RM os turistas também pagaram mais caro na cerveja (+1,74%), refrigerante e água natural (+1,22%), refeições (+1,11%) e lanches (+1,02%). Por outro lado, alguns serviços apresentaram redução de preços, entre eles, ônibus interestadual (-2,67%), pacote turístico (-2,35%) e hospedagem (-0,50%).

No acumulado de janeiro a março, a inflação do turismo foi de 0,44% em Curitiba e registrou aumento de 5,56% nos últimos 12 meses.

BOLETIM DA CESTA DO TURISMO

 

By Fecomércio PR
Foto: Freepik

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