Mostrando mais uma vez seu compromisso com práticas sustentáveis que não são apenas ambientais, mas também sociais, o hotel de safári sul-africano Sabi Sabi Private Game Reserve lança, em parceria com o Bushwise Field Guides, um novo programa de treinamento de Rangers, como são chamados os guias de safári. A Academia de Rangers do Sabi Sabi, no famoso Parque Nacional Kruger, vai patrocinar alunos de comunidades rurais locais para que eles completem o treinamento de guias de campo, fornecendo a eles, assim, habilidades valiosas e oportunidades de carreira.
Os rangers são as figuras que lideram os safáris pela savana sul-africana. Especialistas na fauna e flora local, são responsáveis por transmitir conhecimento aos hóspedes sobre o meio ambiente, e por procurar os animais, atentos a todas as pistas que podem indicar onde eles se encontram. Algumas reservas contam também com trackers, que nesse caso são mais especializados na identificação desses sinais, enquanto os rangers dirigem e focam no compartilhamento de informações com os visitantes.
No programa, que teve início em julho de 2024, a Bushwise treinará aspirantes a guias no Greg’s Camp, localizado dentro da Sabi Sabi Private Game Reserve. Por ano, a Fundação Sabi Sabi e seu parceiro no desenvolvimento comunitário, a Fundação Gillespie, patrocinarão oito alunos de comunidades locais em cada grupo de treinamento, tendo começado com quatro agora em julho. A iniciativa une duas organizações comprometidas com o desenvolvimento comunitário e a conservação, melhorando as oportunidades de carreira dos locais e oferecendo uma experiência imersiva de treinamento.
A Bushwise treinará os candidatos de acordo com os padrões da International Field Guide Association (IFGA) e os requisitos do CATHSSETA. Os alunos passarão por seis meses de treinamento formal, seguidos por um estágio de seis meses na África do Sul ou internacionalmente. Após a graduação, o objetivo é que os guias recém-formados sejam recrutados pelo Sabi Sabi ou por outros lodges de luxo.
O Sabi Sabi e a Bushwise estão dedicados a incutir valores de comunidade e conservação nas futuras gerações de guias. A pandemia e outros eventos globais destacaram o papel crítico do turismo local na conservação e evidenciaram a dependência das reservas de safári em relação às comunidades vizinhas para iniciativas sustentáveis. A Academia de Rangers do Sabi Sabi é um passo crucial na missão dessas organizações de respeitar a cultura e a história locais, e de conservar a terra para o futuro.
O Sabi Sabi tem proporcionado experiências transformadoras a hóspedes e residentes desde 1979. Tendo construído uma equipe de guias mundialmente renomada, oferece encontros com a vida selvagem que emocionam e marcam a vida de todos que passam por lá. Além disso, com muito conforto e cuidado, é para muitos hóspedes uma espécie de segunda casa em plena savana sul-africana. A conexão entre comunidade, turismo e conservação sempre esteve em sua base, e agora, à medida que o Sabi Sabi se expande para Sabi Sabi Collection, reconhece a importância de crescer internamente e de fornecer uma plataforma para a formação da próxima geração de rangers, trackers e conservacionistas.
Sobre o Sabi Sabi
Com 40 anos de tradição no mercado, o Sabi Sabi é um dos lodges de safári mais renomados da África do Sul. A propriedade fica localizada na reserva ambiental de Sabi Sands, ao sudoeste do Kruger National Park, e é formada por quatro lodges cuja decoração é inspirada em diferentes momentos históricos da África do Sul. Há o Selati Camp, em estilo colonial; o Bush Lodge, único que aceita crianças, e o Little Bush Camp, ambos repletos de referências étnicas e contemporâneas; e o Earth Lodge, cuja arquitetura e uso intenso de materiais naturais buscam refletir um futuro “eco-chic”, no qual luxo e natureza co-existem em completa harmonia.
Mais informações e reservas: www.sabisabi.com
By TI Comunicação