Hotex – Feira Brasileira da Hotelaria | Gastronomia | Turismo

O turismo brasileiro movimenta mais de R$ 208 bilhões por ano, segundo dados do World Travel & Tourism Council (WTTC), mas ainda depende fortemente de processos manuais que encarecem as operações e reduzem a competitividade das agências. De acordo com estudo da McKinsey & Company, até 50% das atividades de atendimento e backoffice em setores de serviços podem ser automatizadas, o que representa potencial de economia bilionária para o turismo brasileiro, sobretudo no segmento corporativo, que concentra 60% da receita das agências e exige maior agilidade e precisão nas transações.

Com menos de um ano de operação, a Larian AI já atende mais de 100 agências de viagem, movimentando mais de R$ 50 milhões em vendas. A traveltech criou agentes virtuais capazes de automatizar etapas críticas da jornada, como busca e emissão de passagens, check-ins e comunicação com clientes. Os resultados iniciais apontam redução de até 80% nos custos operacionais e tempo de resposta até 90% mais rápido, o que abre espaço para que os profissionais do setor se dediquem à criação de experiências mais personalizadas para os viajantes.

Para Bruno Bazoti, CEO da Larian, o impacto da tecnologia vai muito além da eficiência. “O que vimos com a internet nos anos 2000 está acontecendo agora com a inteligência artificial no turismo. A próxima década será marcada por uma transformação profunda, em que empresas que souberem aplicar tecnologia terão vantagem competitiva real. Nosso papel é mostrar que não se trata apenas de vender passagens, mas de construir jornadas inteligentes de ponta a ponta, capazes de prever necessidades e entregar valor em cada interação”, destaca.

Sobre a Larian

A Larian é uma startup especializada em inteligência artificial para o setor de turismo. Fundada em agosto de 2023, a empresa já conta com mais de 100 agências clientes ativas e reduziu em até 80% os custos operacionais dessas empresas com automação via IA. A Larian atua de forma integrada com mais de 200 companhias aéreas e oito programas de milhas. A operação da empresa é 100% digital, com IA que integra canais como WhatsApp, e-mail e plataformas de emissão. A Larian está em expansão para o mercado internacional, com sede secundária no Canadá.

 

By Mention
Foto: Divulgação

Compartilhe