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Vinícolas no Sul do Brasil chamam a atenção para o turismo que envolve vinhos, boa comida e paisagens belíssimas. A região de Mendoza, na Argentina, também é um destaque mundial

Por muito tempo, o consumo de vinho no Brasil esteve restrito a ocasiões especiais ou datas comemorativas. Diferentemente de países tradicionalmente vitivinícolas, em nosso cotidiano, a bebida ainda não faz parte dos hábitos da grande maioria. No entanto, isso começa a mudar graças ao avanço da enogastronomia – área que une o universo dos vinhos à alta gastronomia e a experiências sensoriais marcantes.

Mais do que beber vinho, trata-se de viver o vinho. Viajar para regiões produtoras, conhecer vinhedos, passear entre parreirais e desfrutar de almoços e jantares harmonizados com rótulos locais são vivências que têm conquistado um novo público. “Muitas vezes, a visita à vinícola desperta uma paixão pelo vinho e cria uma memória afetiva, o que pode incentivar o consumo mesmo depois da viagem”, explica Jonas Martins, Gerente de Operações na MMV Importadora de Vinhos.

A busca por oferecer mais do que uma degustação simples tem levado vinícolas brasileiras a investirem em infraestrutura para o turismo enogastronômico. Santa Catarina desponta com cases marcantes, como as vinícolas Thera e Villaggio Grando, que aliam restaurantes comandados por chefs renomados, hospedagem de qualidade e o clima frio da serra, um atrativo especial no inverno, quando as temperaturas chegam a ficar negativas, às vezes até com neve, cenário que remete aos vinhedos europeus.

Jonas Martins, gerente comercial na MMV Importadora de Vinhos

No Rio Grande do Sul, não faltam exemplos de experiências exclusivas. A Miolo, um dos nomes mais conhecidos do setor, criou um hotel-spa que inclui banhos de imersão em extratos de uva, além de tratamentos inspirados na vinoterapia. “São oportunidades que vão muito além do consumo tradicional e transformam o vinho em protagonista de momentos inesquecíveis”, afirma Martins.

Experiências imersivas: o caso da Vinícola Cinco Sentidos

Outro local de acesso mais próximo para o turismo do brasileiro é a famosa região de Mendoza, na Argentina, conhecida como a Meca dos Malbec. Lá, a enogastronomia ganha notas próximas das 5 estrelas.

Um exemplo é a Vinícola Cinco Sentidos. Localizada na Pasaje Scaramella, Maipú, Mendoza, ela chama a atenção por sua abordagem criativa e inovadora no atendimento ao turista. Localizada em uma região de vinhedos, a empresa investiu, nos últimos anos, na formação de equipes especializadas para receber visitantes em busca de vivências diferenciadas. “Todo mundo que faz essa visita à Cinco Sentidos se apaixona”, conta o gerente da MMV.

O roteiro começa com uma verdadeira imersão no ambiente da vinícola. Os visitantes têm a oportunidade rara de realizar degustações dentro de tanques de fermentação de vinho. A sala de degustação, montada dentro dos grandes tanques de aço inox, cria uma atmosfera única e intimista. Com mesas dispostas em meio ao local onde o vinho realmente nasce, é possível perceber, de maneira sensorial e multissensorial, cada etapa do processo, sentindo os aromas, a temperatura e a rusticidade do ambiente do vinho em fermentação. Uma experiência rara que aproxima o consumidor do universo produtivo da bebida.

Mas a principal atração fica por conta da proposta interativa. Após conhecer a estrutura e entender as etapas de produção, o visitante é convidado a participar de uma atividade de blending, ou seja, a criação do seu próprio vinho. A vinícola disponibiliza amostras de diferentes cortes: brancos, como Sauvignon Blanc com Chardonnay; tintos, como Malbec com Cabernet Sauvignon; além de outras uvas produzidas no Brasil.

Sob orientação da equipe, cada visitante pode provar as combinações e escolher os seus cortes preferidos para criar uma receita exclusiva. A produção não é apenas imaginária: o vinho escolhido é engarrafado ali mesmo, com o nome do visitante no rótulo, e embalado para que a pessoa leve para casa uma recordação autêntica e personalizada. Essa experiência provoca entusiasmo entre turistas, que sentem o gostinho real do ofício do enólogo.

“Já enviamos alguns clientes da MMV para essa imersão na Cinco Sentidos e todos foram unânimes com o relato sobre engarrafar seu próprio blend. É diferente”, diz Jonas Martins.

A importadora, inclusive, tem, entre os rótulos da Cinco Sentidos vendidos no Brasil, dois blends. O Cinco Sentidos Special Blend Chardonnay Sauvignon Blanc safra 2022 reúne 50% de cada uva, cultivadas entre 750 e 1.250 metros de altitude, e amadurece por 12 meses em barris de carvalho francês e americano de 2º e 3º usos. Apresenta uma cor amarelo-palha com reflexos esverdeados e revela um aroma fresco com notas de abacaxi, maracujá e limão-siciliano, além de nuances minerais, vegetais e delicada presença de manteiga e leve tosta de madeira. Em boca, destaca-se pelo notável equilíbrio entre frescor e estrutura, comprovando-se como um grande branco argentino.

Já o Cinco Sentidos Special Blend Malbec Cabernet Sauvignon safra 2021 traz a mesma origem de terroir e o mesmo equilíbrio nas proporções das uvas, amadurecendo por 12 meses em barricas de carvalho francês e americano, parte novas e parte de segundo uso. De coloração rubi intensa com reflexos violáceos, oferece aromas de framboesas, ameixas e uvas-passas, finalizados por notas de couro e café provenientes do estágio em madeira. No paladar, é aveludado, bastante equilibrado, com estrutura marcante, sendo recomendado decantá-lo para valorizar toda a sua complexidade.

“Cada vez mais, o consumo de vinho no Brasil deixa de ser algo reservado a ocasiões especiais e se transforma em uma experiência rica, cultural e sensorial” conclui Martins.

Saiba mais: https://www.mmvinhos.com.br/

 

By Engenharia de Comunicação
Foto: Freepik

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