Política de Privacidade
Always Active

Necessary cookies are required to enable the basic features of this site, such as providing secure log-in or adjusting your consent preferences. These cookies do not store any personally identifiable data.

No cookies to display.

Functional cookies help perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collecting feedback, and other third-party features.

No cookies to display.

Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics such as the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.

No cookies to display.

Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.

No cookies to display.

Advertisement cookies are used to provide visitors with customized advertisements based on the pages you visited previously and to analyze the effectiveness of the ad campaigns.

No cookies to display.

Hotex – Feira Brasileira da Hotelaria | Gastronomia | Turismo

Levantamento detalha setores de atividade, volume de gastos e perspectivas de crescimento para este ano

A Associação Latino Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas (ALAGEV) lançou a Pesquisa Anual de Viagens Corporativas (PAVC) de 2024, que apresenta uma visão geral do setor. O levantamento foi realizado com base nas respostas de gestores associados, cujas empresas têm escritório principal em nove estados do país e no Distrito Federal. Profissionais das Comunidades Setoriais do Nordeste, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Sul e Minas Gerais participaram da pesquisa.

Os dados levantados revelam um panorama detalhado do setor. Entre os segmentos de atuação das empresas respondentes, a Indústria lidera com 40%, seguida por Serviços (33%) e Comércio (4%). O estudo também identificou os principais ramos de atividade, com destaque para os setores Financeiro e de Óleo & Gás, com 13% cada. Outros segmentos relevantes incluem o Alimentício (9%), Educação, Agronegócio e Tecnologia, cada um com 7%, seguidos por Construção e Hospitalar (5% cada), além dos setores Automotivo e Farmacêutico, com 4% cada um.

A distribuição geográfica das empresas mostra que São Paulo concentra a maior parte das sedes (25%), seguido pelo Rio Grande do Sul (20%) e Rio de Janeiro e Ceará, com 13% cada.

A pesquisa também analisou a estrutura das empresas. Entre as respondentes, 35% possuem entre 1.001 e 5.000 funcionários. Quanto à organização das viagens corporativas, a maioria está subordinada às áreas de Compras/Suprimentos (22%) e Financeiro (18%), seguidas por uma área própria de viagens (16%). Além disso, 67% das viagens são realizadas pelas áreas Comercial e de Operações.

Luana Nogueira, diretora executiva da ALAGEV

Volume de gastos
No estudo coordenado pela ALAGEV, 27% dos gestores indicaram que suas empresas investiram em 2024 mais de R$ 20 milhões em viagens corporativas. No segmento de voos nacionais, 22% afirmaram ter gasto entre R$ 1 milhão e R$ 2 milhões. Em relação à hospedagem no Brasil, os números variam: 22% investiram entre R$ 500 mil e R$ 1 milhão, enquanto outros 22% ultrapassaram gastos na ordem de R$ 10 milhões. Outros 18% indicaram gastos entre R$ 5 milhões e R$ 10 milhões com hospedagem nacional.

No cenário internacional, 44% das empresas investiram menos de R$ 500 mil em viagens ao exterior. No quesito hospedagem internacional, 35% gastaram menos de R$ 200 mil e 33% investiram entre R$ 200 mil e R$ 500 mil. Em relação às perspectivas futuras, 74% dos respondentes projetam um aumento no volume total de viagens entre 10% e 20% para este ano.

A diretora-executiva da ALAGEV, Luana Nogueira, destacou a relevância da pesquisa para o setor. “A cada edição, a Pesquisa Anual de Viagens Corporativas nos permite compreender melhor os desafios e tendências do mercado, fornecendo informações estratégicas para as empresas, profissionais do setor e o mercado como um todo. Os dados coletados ajudam a traçar novas metas, aprimorar processos e impulsionar o desenvolvimento da indústria de viagens corporativas. Com esses insights, conseguimos trabalhar de forma mais precisa e eficiente para atender às demandas do mercado e fortalecer a atuação dos gestores e fornecedores da área”, afirma.

Para mais informações sobre a associação, acesse os perfis oficiais no Instagram (@alagev.oficial), YouTube (TV ALAGEV), Facebook (@alagev.oficial) e LinkedIn (Alagev).

 

By Business Factory
Foto: Vitória Ruano

Compartilhe