Encontro recebeu 5,1 mil profissionais, 11% a mais do que no ano passado e já começa a preparar a edição de 2026, com foco em ampliar destinos e fortalecer o trade
O BTM – Brazil Travel Market 2025 encerrou sua 14ª edição com recorde de público. Até as 17h de sexta-feira, 24, o evento recebeu 5,1 mil participantes únicos, um crescimento de 11% em relação ao ano anterior, que registrou 4,6 mil pessoas. Realizado nos dias 23 e 24 de outubro, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, o encontro é o maior evento B2B de turismo do Norte e Nordeste e consolidou a sua relevância no cenário nacional.

Breno Mesquita e Claudio Junior, CEOs da BBC Eventos, organizadora do BTM, receberam jornalistas em coletiva de imprensa para apresentar o balanço da edição e anunciar o início da preparação para 2026. A 15ª edição já tem data confirmada: será nos dias 22 e 23 de outubro, novamente em Fortaleza.
Segundo Breno Mesquita, o evento exige planejamento detalhado e a união de diversos setores para manter o padrão de entrega. “Fazer o BTM requer estrutura, parcerias sólidas e o apoio do trade, dos governos estadual e municipal, além das entidades e da rede hoteleira, que ajudam a garantir o sucesso do encontro. E é isso que encontramos aqui em Fortaleza”, afirmou.

Foco nos destinos
Para o próximo ano, os organizadores pretendem ampliar o número de destinos internacionais participantes e seguir fortalecendo os expositores regionais, mantendo o equilíbrio entre diversidade e representatividade. Claudio Junior destacou que o foco para 2026 continuará sendo o fortalecimento do mercado. “Queremos trazer ainda mais qualidade aos expositores de toda a cadeia produtiva do turismo, sempre com o compromisso de apoiar os agentes de viagens de todo o Norte e Nordeste”, disse.
Balanço
Durante os dois dias, o BTM promoveu painéis de conteúdo e encontros entre profissionais do setor, além da rodada de negócios, que contou com a presença de 220 agentes e 22 fornecedores. A edição de 2025 teve ainda parcerias estratégicas com entidades e governos. A ação inédita com a ALAGEV (Associação Latino Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas) resultou em uma curadoria especial de conteúdo e na recepção de um grupo de 15 hosted buyers pela primeira vez no evento.
Outro destaque foi a participação de buyers internacionais em parceria com a Embratur e o estande de Israel, que escolheu o BTM como sua feira oficial no segundo semestre. Reuniões paralelas e encontros institucionais reforçaram o papel do evento como espaço de integração e negócios do turismo na região.
BBC Connections
As rodadas de negócios do BBC Connections seguem com agenda confirmada para Recife, PE, no dia 4 de dezembro, e para Aracaju, SE, no primeiro trimestre de 2026. Em agosto, 100 agentes participaram da edição de Maceió. “Estamos apostando na expansão regional do BBC Connections porque queremos fortalecer o turismo nas regiões Norte e Nordeste e ampliar o alcance da nossa marca”, concluiu Claudio.
By Business Factory
Foto: Danniel Victor