Hotex – Feira Brasileira da Hotelaria | Gastronomia | Turismo

Durante a terceira edição do evento, empresa mostra na prática como seus compromissos sustentáveis são implementados

A Orla Brasil, empresa dedicada ao desenvolvimento de orlas e parques urbanos em todo o país, participou do III Seminário Internacional de Turismo Sustentável (SITUS), importante evento do setor que conta com fóruns de debate sobre práticas sustentáveis no Brasil e no mundo. Fundada há dois anos, a Orla Brasil é especializada em transformar espaços públicos em cenários de lazer, gastronomia, cultura e esporte, tendo a sustentabilidade como princípio de negócio presente em todos os seus projetos e orientando cada iniciativa para gerar impacto positivo nas cidades e nas comunidades. Durante a terceira edição do SITUS, a empresa destacou alguns de seus principais projetos.

No primeiro dia do evento, João Marcello Barreto, presidente da Orla Brasil, integrou o painel “Modelos de Concessão que Regeneram Espaços Públicos”. Em sua apresentação, João Marcello compartilhou detalhes do projeto de transformação da orla de Pituaçu e do Parque Esportivo Boca do Rio, em Salvador (BA), iniciativa liderada pela empresa em parceria com o poder público.

Durante o painel, João Marcello destacou como o modelo de parceria público-privada (PPP) tem se mostrado eficaz não apenas na transformação urbanística e ambiental da orla, mas também no fomento à economia local, na geração de empregos e na promoção da sustentabilidade como eixo estratégico do turismo contemporâneo.

“A Orla Brasil nasceu com o conceito de Parque da Orla, transformando as orlas marítimas em espaços multifuncionais. Nossa gestão é completa, pois integramos gastronomia, lazer, negócios, práticas esportivas e, claro, o social. Afinal, as pessoas são o principal ativo da Orla Brasil, por isso mantemos um diálogo constante com todos os profissionais da orla, integrando todos ao nosso projeto. Importante ressaltar que a prefeitura de Salvador precisava de uma empresa que atuasse de domingo a domingo, dando o seu melhor para entregar aos moradores locais e turistas uma nova orla. Esta é a missão da Orla Brasil”, afirma João Marcello Barreto.

Denise Castro, diretora de operações da SalvadorPAR, empresa que apoia o Poder Executivo nas parcerias estratégicas com a iniciativa privada, também participou do painel ao lado de João Marcello Barreto, destacando o projeto em Salvador e seus benefícios. “Em Salvador, estamos implementando um projeto estruturante voltado à valorização da orla marítima, com foco no desenvolvimento econômico, inclusão social e qualificação do espaço público. A concessão impulsiona a requalificação da orla com equipamentos modernos e serviços padronizados, transformando o espaço em um destino mais atrativo e funcional para a população local e turistas”, destaca a diretora de Operações da SalvadorPAR.

O SITUS 2025 também convidou Leonardo Maciel, vice-presidente de Operações da empresa, para o painel “Praias Inteligentes: tecnologia, dados e inclusão produtiva no turismo azul”, que aconteceu no dia 24. Leo Maciel esteve ao lado de Rodrigo Espinosa, diretor da BQS Green Tech Cluster; e de Pablo Mura, fundador da EcoArena.

Ainda sob o viés da sustentabilidade e reforçando que o tema vai além do discurso para a Orla Brasil, Guilherme Borges, vice-presidente executivo da empresa, estará presente no SITUS para uma Master Class sobre turismo e gastronomia, que acontece dia 25 de setembro. Ao lado do chef João Diamante, Guilherme irá demonstrar que turismo sustentável não se limita à conservação ambiental, mas também envolve a valorização da identidade cultural e gastronômica de cada destino. “Quando destacamos a culinária e a cultura local como ativos estratégicos, estamos preservando tradições, histórias e modos de vida que dão autenticidade ao território. Essa valorização não só fortalece o senso de pertencimento das comunidades, como também gera prosperidade ao criar cadeias produtivas, incentivar o consumo consciente e ampliar a economia criativa”, afirma.

Assim, a Masterclass irá trazer ao SITUS a mensagem de que preservar a cultura e os sabores locais também é preservar o turismo. “Ao enaltecer esses ativos do território, construímos destinos mais prósperos, resilientes e sustentáveis”, finaliza.

Durante o evento, a Orla Brasil também destacou as ações em andamento na Orla Salvador, como a capacitação dos operadores de praia, reforçando o posicionamento da empresa com a comunidade local e o empreendedorismo da região. A ação inédita envolve o treinamento de todos os profissionais por meio de uma parceria com a Faculdade Estácio via Instituto Yduqs.

A iniciativa, que já fazia parte do projeto de transformação da orla de Pituaçu e do Parque Esportivo Boca do Rio conduzida pela Orla Brasil, aconteceu entre os dias 8 e 12 de setembro e teve como proposta capacitar e integrar todos os profissionais ao novo modelo como microempreendedores, com cursos técnicos que visam elevar ainda mais a qualidade dos serviços oferecidos, valorizando o papel que os operadores desempenham na orla. Desta forma, a Orla Brasil empodera esses profissionais, fazendo com que eles tenham cada vez mais protagonismo na região, gerando empregos e renda para a comunidade local.

O projeto em São Paulo também ganhou destaque no SITUS 2025 com a apresentação dos três equipamentos que simbolizam o novo modelo de gestão que a empresa tem implementado não só na terra da garoa, como em todas as regiões onde atua. Alguns exemplos:

  • Moedor de vidro: equipamento que transforma garrafas descartadas em granulados e areia reutilizável para paisagismo e construção leve, fortalecendo a logística reversa e o aproveitamento de resíduos localmente.
  • Composteira compacta: unidade de compostagem acelerada capaz de transformar resíduos orgânicos em adubo de forma prática e sustentável.
  • Totem de coleta seletiva: estação de entrega voluntária de recicláveis, que também pode emitir vouchers e integrar ações educativas e sorteios, incentivando a participação da comunidade e monitorando os volumes coletados.

As iniciativas apresentadas no evento demonstram como a companhia aplica soluções inovadoras para reduzir impactos ambientais, valorizar o espaço público e promover um modelo de gestão mais responsável e participativo.

 

Sobre a Orla Brasil
Somos uma plataforma aceleradora de desenvolvimento de orlas e parques urbanos em todo o Brasil, especializada em transformar espaços públicos em cenários de lazer, gastronomia, cultura, esporte e bem‑estar. Temos a sustentabilidade como princípio de negócio presente em todos os nossos projetos, orientando cada iniciativa para gerar impacto positivo nas cidades e nas comunidades. Atuamos na gestão de verdadeiros ativos, como a orla de Pituaçu, em Salvador; e a Orla Parque, localizada no coração do Parque Villa-Lobos, em São Paulo. Em nosso DNA está a paixão por criar experiências de qualidade e que inspiram a felicidade, melhorando a vida da cidade e dos empreendedores locais. Incentivamos encontros e a criação de novos destinos turísticos. Prazer, somos a Orla Brasil.

 

By FSB Comunicação
Foto: Divulgação

Compartilhe