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Na edição 61 – julho/25, a pesquisa realizada pela ABIH-SP apurou queda de -5,83% na TO e de -4,47% no RevPar, na comparação com junho/25.

Na edição 61 – julho/25, a pesquisa realizada pela ABIH-SP apurou queda de 5,83% na TO e de 4,47% no RevPar, na comparação com junho/25. Já a DM cresceu 1,44%.  Foi o segundo mês consecutivo de retração na TO e RevPar. Confira

Mês de férias de inverno, notou-se tendência de alta em MRTs com esta característica. Circuito das Águas e Vale do Paraíba – Serras ratificaram este movimento, ainda que um pouco abaixo da expectativa apurada na sondagem. Houve resposta de 13 MRTs – o mesmo número do mês anterior. Duas MRTS não forneceram informações – Noroeste Paulista e Planalto Paulista novamente se abstiveram.

Nove MRTs apresentaram queda na TO, com impacto direto na retração deste indicador. Já em relação à DM, apenas quatro MRTs registraram queda, com um reflexo de ligeira melhora. E o RevPar recuou em apenas quatro MRTs. Assim como junho/25, o mês de julho não apresentou bons resultados.

Alta Mogiana, Capital Expandida, Capital Paulista, Vale do Ribeira e Litoral Paulista ficaram muito aquém das expectativas para o mês, com retração expressiva na Taxa de Ocupação. Destaque positivo para Capital Expandida, Vale do Rio Grande e Terra do Sol, com boas TOs. A MRT Vale do Paraíba – Serras apresentou bons indicadores, mas um pouco abaixo da expectativa. Por abrigar o principal destino do Estado (Campos do Jordão), a tendência seria de indicadores melhores.

Na DM, Alta Mogiana, Capital Paulista, Capital Expandida e Vale do Ribeira apresentaram queda neste indicador. Destaque positivo para Circuito das Águas e Litorais (Norte e Paulista), com boas DMs.

Por fim, o indicador mais impactado foi o RevPar, com forte retração nas MRTs Capital Expandida, Capital Paulista, Alta Mogiana e Vale do Ribeira. Destaques positivos: Circuito das Águas, Litoral Norte e Vale do Rio Grande. Tendência de agosto é a retomada da demanda Corporativa e o início da baixa temporada do Lazer. Sem perspectivas de feriados prolongados, a tendência do Lazer, nos próximos meses, é de média ocupação.

Na análise da relação funcionários X Uhs, em Julho/25 o índice ficou em 0,53, com aumento de 1,92% em relação a Junho/25. Isso pode ter ocorrido por conta da MO temporária que o Lazer contrata no mês de férias. Na comparação com julho/20 (início da série), a queda acumulada oscilou para 0,07 pontos (11,66%), depois de atingir o mesmo índice do início do estudo no 33º mês. Continua o desafio de contratação de mão-de-obra qualificada.

Nesta edição, ABIH-SP apresenta também os indicadores de categoria (Econômico, Midscale e Upscale) e de posicionamento principal do hotel (Corporativo, Lazer e Ambas Opções). Altas e baixas para os dois indicadores, de acordo com as respostas tabuladas. Estas informações são relevantes para análise do desempenho dos hotéis por categoria e atividade principal.

Quanto aos indicadores de relação despesas X receita, os resultados apresentaram mais uma alta, após vários meses de queda e estabilidade. Neste mês, o indicador chegou a 68,31% da receita, com mais um aumento de +1,57% em relação a junho/25. Apesar disso, a variação, de jan/25 a jun/25 é de -0,69%, mantendo-se praticamente estável, mesmo com oscilação.

Neste mês, a rentabilidade bruta média estimada foi de 31,69% –retração. Neste fechamento, também se repete o gráfico da média anual das despesas, na comparação de 2024 e 2025, para uma melhor referência. Observou-se, também, a maior apuração de propriedades que declararam despesas acima dos 90% (14,86% das respostas), chegando algumas a declarar muito acima dos 100% – índice bastante alarmante.

ABIH-SP, nesta edição, repetiu os resultados auferidos quanto ao acesso ao Portal do Hoteleiro. Perguntou aos associados se já acessaram o portal e quais editorias são mais relevantes para o negócio. No início do levantamento, 41,27% declararam já ter acessado, passando para 63,75% neste mês. Os que não acessaram, no início, eram 38,10%. Em julho, apenas 20,00% ainda não haviam acessado o PH e 16,25% têm a intenção de fazê-lo.

Quanto à relevância das editorias, praticamente todas apresentaram peso significativo. No início, eram poucas com maior relevância. Mas, na medida em que o portal é acessado, a tendência é de o leitor entender melhor a relevância de cada editoria.

Nesta Edição, a ABIH-SP fez uma pergunta específica sobre o interesse dos hotéis no Retrofit Tecnológico. E se os mesmos acharam a página informativa completa e optaram por preencher o formulário de participação/interesse no tema. Eram 7,69% em junho/25 que aderiram de imediato ao formulário e em julho, passou para 13,16%. Outros 53,85% manifestaram intenção de participação em junho/25, e neste mês, 47,37%. Já em junho/25, 38,46% entenderam que as informações são insuficientes e não manifestaram a intenção de participação. Neste mês, 39,47%.

ABIH-SP novamente agradece a todos os colaboradores desta pesquisa e destaca a importância de fornecer respostas. Uma menção especial de agradecimento aos hotéis de Guarujá, com ótima adesão e retorno à pesquisa. A ABIH-SP reforça que, além de os dados serem totalmente sigilosos e protegidos por lei, somente com uma boa amostragem é possível um resultado mais preciso.

O núcleo de pesquisa reitera a colaboração dos membros diretores da ABIH-SP, observando a colaboração direta e na divulgação da mesma a sua rede de contatos

Resultado consolidado do Estado – Taxa de Ocupação

Julho/25: 56,55% ou 5,83% em relação a junho/25. Acumulado do ano: 58,31%.

Resultado consolidado do Estado – Diária Média

DM de julho/25: R$ 491,41. Acumulado do ano: R$ 497,89. Variação em relação a junho: + 1,44%.

Resultado consolidado do Estado – RevPar

RevPar de julho/25: R$ 277,89. Acumulado do ano: R$ 290,05. Variação em relação a junho: 4,47%.

Indicadores por Categoria de Hotéis

Declararam Econômico: 47,12%. Upscale: 14,42%. E Midscale: 38,46%.

Indicadores por Atividade Principal Declarada dos Hotéis

Declararam Corporativo 50,00%. Ambos: 32,50%. E Lazer: 17,50%.

Aqui, acesso à íntegra da pesquisa.

ABIH-SP é presidida por Marcos Vilas Boas. O desenvolvimento do projeto da presente pesquisa e a edição do conteúdo são de Roberto Gracioso, que integra o Conselho Fiscal da entidade. A gerente operacional Gláucia Sangiovanni é a responsável pela coleta, tratamento e administração de dados.

 

By Agência Amigo!
Foto: Divulgação

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