Setor registra aumento de 0,46% em junho; vinho, cafezinho e sorvete lideram alta de preços
A inflação na alimentação fora do domicílio completou 43 meses seguidos de alta em junho, com aumento de 0,46% no índice nacional, segundo análise da Associação Nacional de Restaurantes (ANR), com base nos dados do IBGE em parceria com a consultoria Future Tank. O resultado ficou acima da inflação geral do país no mês, que foi de 0,24%, de acordo com o IPCA.
O levantamento mostra que os produtos ofertados por restaurantes e bares tiveram inflação em junho, com destaque para vinho (+3,25%), cafezinho (+2,29%) e sorvete (+1,45%). A única exceção foi a cerveja, que apresentou leve deflação no mês (-0,17%).
A alta de preços foi registrada em 14 das 16 unidades da federação pesquisadas. O Pará liderou com variação de +1,18%, seguido por Rio Grande do Sul (+1,01%) e Maranhão (+0,90%). O Mato Grosso do Sul ficou estável, enquanto o Acre teve ligeira queda (-0,02%).
No acumulado do ano até junho, a alimentação fora do domicílio subiu 3,82%, avanço acima da inflação geral no mesmo período (+2,99%). Todas as unidades da federação registraram inflação no setor nesse recorte, com destaque para o Espírito Santo (+5,50%) e o Acre com a menor variação (+2,24%).
A análise anual dos produtos mostra que o cafezinho foi o item com maior variação de preço até junho, com aumento de 12,26%. Já a cerveja teve o menor reajuste, com 1,71% de alta no semestre.
Para Fernando Blower, diretor-executivo da Associação Nacional de Restaurantes (ANR), os dados reforçam os desafios enfrentados pelo setor. “Essa sequência prolongada de inflação impacta tanto o consumidor quanto o empresário. Os restaurantes vêm lidando com sucessivos aumentos de insumos, energia e encargos, e muitas vezes não conseguem repassar integralmente esses custos ao cliente, o que compromete a sustentabilidade do negócio.”
A continuidade do monitoramento da inflação em bares e restaurantes é essencial para entender os impactos no consumo e orientar estratégias de gestão, precificação e relacionamento com os clientes em um ambiente econômico ainda desafiador.
Sobre a ANR
Fundada em 1990, a Associação Nacional de Restaurantes (ANR) é uma instituição que tem como objetivo promover o setor de foodservice (restaurantes, bares, lanchonetes e demais negócios de alimentação fora do lar) e defender e representar os interesses dos associados. Atua nos campos da articulação setorial em suas relações com Poder Público, fornecedores e instituições, bem como junto à sociedade em geral e às áreas de educação e pesquisa voltadas para o desenvolvimento técnico-econômico e para a geração de qualidade da gestão empresarial, de trabalho e renda. Conta com mais de 12 mil pontos de venda em todos os estados, contemplando desde as maiores redes do segmento, que possuem vasta experiência global, até pequenos negócios de alimentação fora do lar. O setor congrega aproximadamente 700 mil estabelecimentos, gerando empregos diretos para aproximadamente 1,5 milhão de pessoas, com faturamento anual na ordem de R$ 200 bilhões.
By NB Press Comunicação
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