Setor acumula alta de 5,04% em 2024; preços de refrigerantes e lanches estão entre os maiores aumentos e vinho registra deflação
Novembro marcou o 36º mês consecutivo de alta na inflação da alimentação fora do lar no Brasil. Segundo análise da Associação Nacional de Restaurantes (ANR) e da consultoria Future Tank, com base nos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o índice cresceu 0,88% no período, mais que o dobro da inflação geral brasileira, que foi de 0,39%.
As 16 unidades da federação pesquisadas pelo IBGE registraram inflação no setor em novembro. Minas Gerais (+1,45%), Goiás (+1,33%) e Rio de Janeiro (+1,31%) apresentaram as maiores altas. Já São Paulo, maior mercado consumidor do país, teve o menor aumento, com variação de +0,54%.
Quase todos os itens ofertados em bares e restaurantes registraram inflação no mês avaliado. Os maiores aumentos foram refrigerantes e água mineral (+1,28%) e lanches (+1,11%). Na contramão, apenas dois itens apresentaram deflação: vinho (-0,99%) e o cafezinho (-0,77%).
No acumulado de janeiro a novembro, os preços do setor subiram 5,04%, percentual acima da inflação geral brasileira no período, que foi de 4,29%. O Distrito Federal (+6,89%) lidera as variações no acumulado do ano, enquanto o Maranhão registrou a menor inflação setorial, com alta de 3,66%.
Entre os itens mais impactados no acumulado do ano, o sorvete teve a maior alta de preços (+7,71%), enquanto o vinho foi o único produto a registrar queda expressiva com deflação (-8,06%).
“Mesmo em um cenário de crescimento sustentável, a inflação no setor de alimentação fora do lar impõe desafios aos empresários. É essencial buscar estratégias que equilibrem custos, mantenham a qualidade do serviço e atendam às expectativas dos consumidores”, afirma Fernando Blower, diretor-executivo da ANR.
Apesar dos desafios, Blower mantém uma visão otimista para o setor. “A maioria dos empreendedores tem mostrado resiliência e capacidade de adaptação. Acreditamos que será possível superar as adversidades e continuar contribuindo para a economia brasileira”, finaliza.
Sobre a ANR
Fundada em 1990, a Associação Nacional de Restaurantes (ANR) é uma instituição que tem como objetivo promover o setor de foodservice (restaurantes, bares, lanchonetes e demais negócios de alimentação fora do lar), e defender e representar os interesses dos associados. Atua nos campos da articulação setorial em suas relações com Poder Público, fornecedores e instituições, bem como junto à sociedade em geral e às áreas de educação e pesquisa voltadas para o desenvolvimento técnico-econômico e para a geração de qualidade da gestão empresarial, de trabalho e renda. Conta com mais de 12 mil pontos de venda em todos os estados, contemplando desde as maiores redes do segmento, que possuem vasta experiência global, até pequenos negócios de alimentação fora do lar. O setor congrega aproximadamente 700 mil estabelecimentos, gerando empregos diretos para aproximadamente 1,5 milhão de pessoas, com faturamento anual na ordem de R$ 200 bilhões.
By NB Press Comunicação